Games

Maiores mercados de games do mundo

No final de 2020, foi realizada uma pesquisa pela Statista que 2021 mesmo com a pandemia, o mercado de games mundialmente, cresceria atingindo a marca 2,15 bilhões de usuários podendo ultrapassar essa meta para 2,5 bilhões até 2025. A pesquisa apontou também o faturamento de R$ 49,1 bilhões de dólares no maior mercado de games que é a China, deixando o segundo lugar para os EUA com R$ 30,3 bilhões em receita comparado-o com o ano de 2019 que fechou com fechou com R$ 23 bilhões. O Japão US$ 18,2 bilhões, em quarto lugar a Coreia do Sul com R$ 6,15 disputando lado a lado a posição com o Reino Unido de R$ 6,14 bilhões.

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Essa estatística se deu através da grande procura por jogos online como Fortnite e Apex Legends que obteve a marca de crescimento de 36% em dois anos, podendo chegar a 30,3 bilhões ou mais até o final de 2021.  Os jogos eletrônicos ao contrário de muitas outras indústrias que foram severamente afetadas pela pandemia. A indústria de jogos continua em alta.  A maioria dos desenvolvedores e editores de jogos testemunhou um número recorde de usuários e downloads no ano passado, quando milhões de pessoas optaram por consoles, PCs e dispositivos mobile em uma situação socialmente isolada. Após o surto, a receita em 2020 aumentou 23% com relação ao ano anterior, para US $ 128,3 bilhões. Portanto, as estatísticas mostram que esse número aumentará em 17,6 bilhões de dólares em 2021 e, em 2025, o valor de mercado chegará a 207,6 bilhões de dólares.

No Brasil o mercado de jogos para 2021, segundo a análise da Newzoo, empresa que faz análises sobre games, a receita do mercado brasileiro de games chegará a 2,3 bilhões de dólares (aproximadamente 12 bilhões de reais), o que significa que a receita anual aumentará 5,1%. De acordo com o estudo, o Brasil é o país com maior receita de jogos na América Latina ocupando o 12º do mundo.

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Os bons resultados se dão, devido à alta procura por jogos para dispositivos móveis devido ao isolamento por causa da COVID-19, que corresponde a 47%. Os jogos console são os mais procurados atingindo a marca de 29% ao contrário, dos jogos para PC que chega a 24%. A Newzoo declara que o Brasil atinge um número positivo diante dos jogos mobile. Isso se dá, porque os hardwares dos dispositivos estão a cada momento passando por mudanças e tornando-se cada vez mais atrativo. Dessa forma, os aparelhos passam a ser o melhor meio de jogar para determinado grupo de pessoas. Os jogos mais procurados são battle royale (tipo ‘Fortnite,PUBG‘ e ‘Clash Royale’) enquanto nos EUA são puzzle (quebra-cabeça), como ‘Candy Crush’, ‘2048’ e ‘Two Dots’. A cada dez anos, a qualidade do mercado de jogos fica mais alta – esta década não é exceção. Existem várias tendências no mercado de jogos, sejam tecnologias ou que existirão no futuro. O crescimento da indústria de games é significativo no mundo e no Brasil. Dessa forma, pode até se tornar uma indústria mais lucrativa do que o cinema. Há novos desenvolvimentos no mercado de jogos o tempo todo para melhorar a experiência de jogo. Conforme o crescimento da indústria de jogos se torna cada vez mais estável, certas tendências podem ser observadas.

Do ponto de vista da idade, os millennials (pessoas nascidas em 1982-2004) atingirão o pico de seu poder de compra em 2021 e se tornarão os protagonistas. Em termos de gênero, observa-se um aumento no número de mulheres. Nos Estados Unidos, 45% são jogadores de 34 anos. No Brasil, segundo levantamento da Game Brazil, 69,8% dos jogadores com menos de 59 anos são mulheres.

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Com isso, espera-se que se torne um mercado altamente lucrativo para streaming de jogos, com valor próximo a US $ 1,6 bilhão em 2021. Outra novidade no mercado de jogos móveis é o cancelamento do IDFA da Apple em seu iOS 14. Como resultado, os usuários poderão bloquear dados de rastreamento, o que afetará o posicionamento e a criação de anúncios personalizados. Por falar em reconhecimento de tendências, espera-se que a análise de dados de jogos seja fortalecida. Em 2016, o Survios Studio usou estatísticas para entender o comportamento do jogador. Com isso, ele produziu os dados brutos do jogo mais vendido. Os fabricantes de jogos também devem usar dados para identificar tendências a fim de produzir jogos com lucratividade mais certa.

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